Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Glossário gamer: o significado das siglas mais usadas

Glossário gamer: o significado das siglas mais usadas
Acessibilidade
L L A- A+

Quem tem o hábito de jogar online provavelmente já se deparou com siglas como AFK, DPS, PWND, RTS, mas se você está entrando no mundo dos games como GTA5, Fortnite, Minecraft, Call of Duty, entre outros, pode ser que você fique um pouco confuso com essas siglas se não está acostumado. 

Especialmente se você está jogando games multiplayer, é bem possível que você esteja se comunicando com  jogadores de todo o mundo. Os jogos online são perfeitos para quem quer treinar seu inglês de maneira prática e divertida. E é nesses momentos que as siglas serão essenciais para sua comunicação!

1. AFK

Away From Keyboard // Longe do teclado, a sigla é usada quando o jogador precisa se afastar do jogo por alguns segundos ou seu jogador está parado e sem ação.

2. ASAP

Usada em diversos lugares- do mundo corporativo ao seu jogo preferido, a sigla significa As Soon As Possible, o mais rápido possível.

3. BG

Usada para significar Battleground, ou Campo de Batalha, é usada em jogos para indicar locais onde há batalhas entre jogadores.

4. DLC

Sigla para Downloadable Content, ou Conteúdo para Download, normalmente um conteúdo exclusivo que varia de jogo para jogo, podendo ser roupas diferentes para seu personagem, avatares para seu perfil, ou conteúdo extra sobre o jogo.

5. DPS

Damage Per Second, ou Dano por Segundo. Usado para mostrar quanto dano um jogador consegue causar aos inimigos por segundo.

6. FPS 

First Person Shoot, ou Tiro em Primeira Pessoa, é uma categoria de jogo de tiro que usa a perspectiva de primeira pessoa.

7. GG

Good Game, bom jogo, é a sigla usada ao fim de uma partida para elogiar os companheiros ou adversário pelo jogo.

8. GL

Good Luck, ou boa sorte, é usada no início do jogo para desejar uma boa partida aos seus companheiros.

9. LOL

No mundo dos jogos, é uma sigla que pode ter dois significados. Com origem em Laughing Out Loud (rindo em voz alta), ela também pode significar Leage of Legends, um tipo de jogo RPG.

10. RPG 

Falando em RPG… A sigla significa Role Playing Game, um tipo de jogo de personagens que vão evoluindo conforme você joga.

11. MMO ou MMORPG

MMO nessas siglas significa Massive Multiplayer Online, ou jogos com grande quantidade de jogadores online. O RPG no final, significa o tipo de jogo. 

12. PvP = Player versus Player

Player Versus Player, ou Jogador Versus Jogador, uma modalidade em que você joga contra um outro oponente.

13. PvE

Player Versus Environment, Jogador versus Ambiente, são jogos em que você enfrenta o ambiente do jogo, como monstros, armadilhas, terreno, etc.

14. PWND

A sigla que não é bem uma sigla, significa humilhado e é usada para rir dos adversários. Ela é derivada da palavra “owned” (que significa a mesma coisa nesse ambiente), porém escrita de maneira errada.

15. RTS = Reall-time Strategy

Significando  Real-time Strategy, ou estratégia em tempo real, é uma modalidade de jogo em que você deve criar estratégias rápidas enquanto joga.

Agora que você já está por dentro das principais siglas do mundo dos games, confira também algumas expressões para usar enquanto joga com seus amigos e GG!